• Você sabe como funciona o consórcio?

    Tendo surgido no Brasil, o consórcio já foi levado para outros países e, hoje, aparece nas mais variadas situações, deixando de lado a exclusividade de consórcios para carros ou imóveis. É possível encontrar consórcios de viagens e até mesmo de cirurgias plásticas.

    consórcio nada mais é que um grupo de pessoas ou empresas que possuem interesse em comum na aquisição de algum bem em específico (carros, imóveis, cuidados estéticos, viagens, etc.). Por mês é feito o pagamento de uma parcela, cujo valor é estipulado através de um contrato.

    Durante todo o processo, mensalmente, os consorciados participam de um sorteio, através do qual um deles pode ser contemplado com o bem em questão. Quem for sorteado, deverá continuar pagando as prestações até que o valor do bem seja pago completamente. Outra maneira de contemplação é fazer um lance para quitar o valor total das parcelas.

    Considerada uma ótima forma de investimento, o consórcio possui taxa de administração que, comparada a outras modalidades de investimentos, é muito mais em conta na hora de investir o seu dinheiro.

    De modo geral, o consórcio é uma opção interessante para quem pretende adquirir algo, mas não possui o valor do dinheiro de imediato, mesmo com a incerteza de quando poderá usufruir o bem, pois é possível ser contemplado logo no primeiro mês ou somente no final do plano.

    Sua maior vantagem é a pouca burocracia, ideal para quem tem dificuldades para conseguir um financiamento, mas quer ter a chance de obter um bem mais rápido do que se guardasse dinheiro por conta própria.

    Antes de escolher uma administradora para fazer parte de um consórcio, é necessário verificar se a empresa é autorizada pelo Banco Central, caso contrário, ela pode ser idônea.

    Comments are currently closed.